UNIVERSIDADE ROSE-CROIX INTERNACIONAL
Núcleo São PAulo – NSP

A URCI – Universidade Rose-Croix Internacional tem como objetivo promover o diálogo entre os conhecimentos tradicionais da Ordem Rosacruz, AMORC com a Ciência, de modo a contribuir para o desenvolvimento científico, não só́ da AMORC, mas também da sociedade, transformando-a por meio do conhecimento.

Dentro desta perspectiva, são desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão e de prestação de serviços à comunidade em diversas temáticas, por meio de seus integrantes distribuídos em Núcleos, como o Núcleo São Paulo da URCI – NSP, os quais tem os seus próprios coordenadores e pesquisadores vinculados, para o desenvolvimento dos seus projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

As atividades desenvolvidas dentro dos Núcleos, além da pesquisa, abrangem a realização e a participação em eventos acadêmicos, apresentação dos trabalhos desenvolvidos, a publicação de artigos científicos, a realização de cursos e seminários para aprimoramento da formação dos pesquisadores e dos métodos de pesquisa, visitas técnicas, entre outros.

Ressaltamos que a pesquisa é um conjunto de atividades sistemáticas, que tem por finalidade a construção do conhecimento. A pesquisa pode ser desenvolvida por um individuo ou por um grupo de indivíduos, que realizam a busca de novos conhecimentos científicos, literários, históricos, artísticos etc., bem como para ampliar, melhorar a compreensão e atualizar algum conhecimento já existente. Todas essas atividades têm como finalidade o avanço do conhecimento do ser humano sobre alguma temática.

Todos os trabalhos realizados pelos pesquisadores vinculados têm como fundamento o Método Científico, que é o conjunto de regras básicas a serem seguidas para a elaboração de trabalhos científicos. Uma das personalidades mais célebres no desenvolvimento do Método Científico foi René Descartes, que é o autor da obra “Discurso sobre o Método” (1636). Uma de suas frases mais célebres é COGITO, ERGO SUM (“Penso, logo existo”), tão conhecida pelos rosacruzes, que é resultante do questionamento que Descartes fez sobre a sua própria existência, concluindo que se era um ser pensante, então existia, porque ao pensar teria consciência de si próprio, ou seja, o ego se tornaria consciente de sua própria existência.

Dentre as atividades que vem sendo desenvolvidas, podem ser citadas:

– A retomada das atividades do grupo de pesquisa pós pandemia;

– O grupo de estudos online;

– O desenvolvimento dos trabalhos em andamento pelos pesquisadores vinculados;

– A orientação para o desenvolvimento de novos trabalhos, bem como a admissão de novos pesquisadores;

– O apoio e a realização de eventos culturais e visitas técnicas.

Para participar das reuniões, os membros devem atender os seguintes critérios:

– Estar ativo na Ordem Rosacruz – AMORC;

– Pertencer a qualquer organismo afiliado;

– Pode estar em qualquer grau da Ordem;

– Não precisa ter graduação ou pós-graduação;

– Preencher a ficha de cadastro fornecida pelo NSP-URCI.

Para se tornar um pesquisador vinculado, é necessário atender os critérios já estabelecidos:

– Estar ativo na Ordem Rosacruz – AMORC;

– Pertencer a qualquer organismo afiliado;

– Preencher uma ficha de cadastro fornecida pelo NSP;

– Participar das reuniões e de todas as atividades do Núcleo;

– Ter concluído o 9º Grau de Templo da AMORC;

– Ser graduado e/ou possuir pós-graduação Latu e/ou Stricto Sensu.

Os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do NSP deverão estar enquadrados nas seguintes linhas de pesquisa:

Linha 1: Diálogo entre Ciência, Tradições e Religiões: A linha objetiva pesquisar o campo do Esoterismo Ocidental em relação com as Ciências e outras Religiões.

Linha 2: Psicologia do Esoterismo. A linha objetiva a pesquisar a Psicologia Transpessoal no âmbito do Esoterismo Ocidental, principalmente a partir da Tradição Rosacruz da AMORC.

Linha 3: Estudos intrínsecos do Esoterismo Rosacruz: A linha objetiva a pesquisar conceitos e conteúdos intrínsecos aos ensinamentos rosacruzes colocando-os em diálogo com o Esoterismo Ocidental.

Linha 4: Sustentabilidade: A linha objetiva pesquisar a unificação dos campos do esoterismo e da natureza com práticas de sustentabilidade.

As reuniões presenciais do Núcleo São Paulo da URCI – NSP, ocorrem na Loja Rosacruz São Paulo, no Espaço Juan Herrero Gomes, mensalmente, sábado, em datas pré-definidas de acordo com o calendário da LSP, às 14h.

O NSP-URCI mantem também um grupo de estudos regular, para discutir e se aprofundar no conteúdo de obras importantes para o desenvolvimento dos trabalhos do núcleo, como “O Manifesto da Transdisciplinaridade” (Basarab Nicolescu).

As reuniões são online e realizadas periodicamente, em datas previamente definidas de acordo com o calendário da LSP, às 20h.

SAIBA MAIS >