SUSTENTABILIDADE

A Loja Rosacruz São Paulo contribui e mantém seu foco total com o Movimento Rosacruz para uma Ecologia Espiritual, tal comprometimento visa a posição ética e mística do Organismo Afiliado em relação ao meio ambiente, a Terra e a humanidade.

Uma das grandes conquistas foi a implementação de uma política energética que suprimiu lâmpadas do tipo incandescente, fluorescente, eletrônica espiral, halógena e dicroica, substituindo-as por lâmpadas LED, que possuem tecnologia limpa, são mais eficientes, gastam menos energia, não emitem calor e são ecológicas. A ação atingiu a marca de 99,9% de lâmpadas com tecnologia LED instaladas na edificação.

Já nos ambientes externos, em que há menor frequência de circulação, existem instalados sensores de presença, uma solução que combina funcionalidade e eficiência para a automação de ambientes. Esses dispositivos inteligentes garantem que as luzes se acendam automaticamente somente quando necessário, economizando energia elétrica e contribuindo para um futuro mais sustentável.

Foi adotado o Paperless, processo que compreendeu a implantação de um ambiente onde o uso do papel foi eliminado ou substancialmente reduzido. O processo executado através da conversão de documentos e outros papéis para o formato digital, envolveu a mudança ou criação de processos informatizados de gestão, ou seja, substituindo grande parte da rotina física por novas tecnologias. As principais vantagens do Paperless é o aumento da produtividade, redução de custos, mais segurança e sustentabilidade.

Outra medida incorporada, foi o sistema de captação de água da chuva, uma solução reconhecida como sustentável, ecológica e econômica para aproveitamento de um recurso natural valioso, oferecendo inúmeros benefícios ambientais, econômicos e sociais. Esta iniciativa consiste, basicamente, em captar a água proveniente das chuvas e direcioná-las para que possam ser aproveitadas para meios não potáveis, como lavagem da área externa e irrigação de jardins.

Os lavatórios possuem torneiras automáticas, o acionamento numa única vez, garante a abertura da vazão de água e após alguns segundos, o seu mecanismo interno faz o fechamento automático, procedimento este que evita o desperdício. Além do mais, possuem arejadores embutidos, que tem como função misturar ar à água, proporcionando ainda maior economia e ajudando na preservação ambiental.

Efetuamos a separação de resíduos para coleta seletiva pública, que representa uma maneira ecológica adequada para o material que é descartado diariamente. Também desfrutamos de uma importante parceria com uma cooperativa de reciclagem, por meio da qual destinamos material inservível eletroeletrônico, entre outros. A reciclagem é essencial para construir uma sociedade sustentável.

Ademais, outro cuidado tomado diz respeito ao descarte de pilhas e baterias, que após o uso são recolhidas, armazenadas e encaminhadas para descarte adequado e seguro de dispositivos eletroquímicos, evitando danos ao meio ambiente.

Naturalmente, alternativas para amenizar o desperdício e impacto ambiental podem ser encontradas até nas atividades mais comuns, um exemplo é a busca da sustentabilidade no café e chá, que são disponibilizados pela cantina para que sejam adoçados a gosto, alternativa que incentiva o consumo consciente de açúcar e adoçante.

Temos ainda outras medidas que estão sendo gradativamente implantadas e contribuem para sustentabilidade.

A palavra sustentável provém do latim sustentare que significa sustentar, apoiar, conservar, cuidar.

É inegável que cuidar é uma forma de amor.

Então, convidamos os fratres e sorores para contribuir e se engajar neste processo, cuidar bem do lugar onde vivemos por meio de pequenas ações simples no cotidiano, dando um passo de cada vez e adquirindo hábitos sustentáveis que podem ser aplicados no dia a dia.

Lembre-se de que você tem um papel fundamental para ajudar na construção de um mundo melhor.