Palestras Públicas

JANEIRO

Dia: 06/01/2024
Horário: 17 horas

TEMA: O PODER INTERNO E O MÍSTICO CONTEMPORÂNEO

Sinopse: O intuito desta palestra é provocar a reflexão sobre o mundo em que vivemos e como podemos manter conquistas antigas dos homens do passado e mantê-las no presente, lembrando de conceitos e tradições ancestrais e como elas podem ter seu significado para o mundo de agora, ou seja, como tentar aliar o Antigo ao Moderno e aos poucos, conquistar o “Domínio de Si”.

Palestrante: Eduardo Gochi Pinto, FRC

Currículo: É músico e professor, com formação em Engenharia Química, e tem passagens profissionais em grandes e pequenas empresas nos Estados de São Paulo e do Paraná. Norteado pelo empreendedorismo, hoje é sócio de uma empresa no setor de shows e eventos. Rosacruz desde a antiga Ordem Juvenil, foi Mestre e Secretário de Loja, participou por mais de 10 anos nas equipes Ritualística e Iniciática, ocupando vários cargos como: Mestre de Iniciática, Guia, Guardião, Portador do Archote etc. Também participou de algumas comissões em OrganismosAfiliados e foi Coordenador na Ordem Rosacruz Juvenil. Atualmente, está como Monitor Regional da Ordem Guias do Graal e do Pronaos Guarujá.


Dia: 13/01/2024
Horário: 17 horas

TEMA: A ANTIGA E MÍSTICA ORDEM ROSACRUZ

Sinopse: A Antiga e Mística Ordem Rosacruz, conhecida pela sigla AMORC, é uma organização internacional, de natureza filosófica, iniciática e tradicional, que perpetua o Conhecimento dos iniciados do antigo Egito e de um modo geral, a gnose secreta que os grandes pensadores têm transmitido desde a mais remota antiguidade.

Os ensinamentos que a Ordem põe à disposição dos seus membros são apresentados através de monografias distribuídas mensalmente. Os assuntos nelas tratados vão desde conhecimentos científicos de natureza física, às leis que regem o mundo metafísico. Incluem igualmente numerosos exercícios que visam desenvolver as faculdades psíquicas do ser humano, dado ser estas faculdades que facilitam o conhecimento da realidade divina, que se manifesta no homem e no mundo em redor.

A AMORC é uma escola de pensamento que faculta estudos que abrangem os aspectos materiais e imateriais da existência humana. Seu objetivo é promover a evolução da humanidade através do desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo e propiciar uma vida mais harmoniosa para alcançar saúde, felicidade e paz.

Palestrante: Afonso de Macedo, FRC

Currículo: Vida Profissional:
Profissional Aposentado da Área de Informática. Atuou por 35 anos em empresas de grande porte, aposentando-se na IBM Brasil.
Retomou a atividade profissional empresarial ao ingressar por concurso público na ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, onde exerce a função de Gerente da Área Tecnologia da Informação e Gestão Documental.
Vida Esotérica:
Iniciado na Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis-AMORC em 08/11/1980.
Foi Mestre do Capítulo Rosacruz Osasco, na gestão 1989, tendo desempenhado também várias funções ritualísticas e administrativas.
Iniciado na Maçonaria em 11/12/1987, na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Colunas do Butantã no. 213.
É membro-fundador da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Guardiões do Santo Graal no 597, fundada em12/10/2004.
Atualmente faz parte do quadro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Vinha de Luz, no. 488.
Iniciou estudos da Kaballah em 1990, com a amiga Ana Maria Charlier Madeira.
Apresenta regularmente palestras sobre Kaballah em Lojas Maçônicas e Organismos Afiliados à Ordem Rosacruz AMORC.
Formação Acadêmica:
Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas Osasco, em 1976.
MBA Executivo em Gestão Pública, da Fundação Getúlio Vargas, em 2016, nível de especialização (lato sensu).


Dia: 20/01/2024
Horário: 17 horas

TEMA: OS MISTÉRIOS DA PROJEÇÃO ASTRAL

Esta palestra é restrita somente a membros Rosacruzes a partir do 4º lote de monografias.

Sinopse: EXPERIÊNCIAS FORA DO CORPO – 1a FASE
Noções gerais sobre as experiências fora do corpo;
Imagens, música e filmes sobre projeção
Cordão de prata;
Sono, sonhos e ondas cerebrais;
Aura e chacras;
Relacionamentos extrafísicos;
Técnicas projetivas;
Utilidades da experiência fora do corpo;
Veículos de manifestação da consciência;
Morte (aspectos psicológicos e energéticos);
Amparadores extrafísicos;
Assistência extrafísica;
Características do corpo espiritual.
Finalizando com perguntas e resposta dos participantes.

Palestrante: Carlos Augustos de Quadros, FRC, S.:I.:

Currículo: Formado em psicologia em 2013 pela Faculdade São Marcos – SP.
Estudante Rosacruz desde 1989, Martinista desde 2000.
Frequentou diversos cursos de projeção astral, Chacras e Bioenergia.
Já apresentou esta mesma palestra na Loja Rosacruz São Paulo em 19 de junho de 2010.

FEVEREIRO

Dia: 03/02/2024
Horário: 17 horas

TEMA: A EXPRESSÃO CÓSMICA ATRAVÉS DA ARTE

Sinopse: Sinopse: Essa explanação visa trazer à luz da nossa compreensão o momento em que ocorre a concepção na obra criativa, parte da sua trajetória, valores e como o estudo rosacruz, com suas práticas, pode auxiliar na compreensão e realização da arte.

Conteúdo:
Prece de abertura;
A harmonização e a criatividade;
O processo criativo;
Meditação (uma forma de intensificar a criatividade);
A verdadeira arte;
A estética na arte;
A mensagem e função da arte;
As oitavas na linguagem musical e na cor;
Leonardo da Vinci;
A arte no Egito Antigo;
Harmonização final.

Palestrante: Lenora Telles Pires, SRC

Currículo:
Vida Profissional: Decoradora, Artista plástica, Pedagoga e Arteterapeuta.
Vida Mística: Iniciou seus estudos na Ordem Rosacruz AMORC em 1977, foi Mestre no Capítulo Rosacruz Santo Amaro.
Na Loja Rosacruz São Paulo, atuou como Mestre nos Rituais de Luz, Vida e Amor e Conselho de Solace. Foi coordenadora da Recepção, do Bazar, colaboradora na OGG e coordenadora de palestras. Atuou em várias peças de teatro dirigidas pelo saudoso Frater Augusto Sellani.


Dia: 17/02/2024
Horário: 17 horas

TEMA: TRANSMUTAÇÃO MENTAL

Sinopse: Esta palestra tem como objetivo levar ao auditório a importância de implantarmos mudanças em nossa maneira de pensar e reagir diante da vida e as ferramentas disponíveis para tanto dentro do conhecimento Rosacruz/AMORC.

Palestrante: Alexandre de Castro Castilla, FRC

Currículo: Cirurgião-Dentista desde 1986 pela UNIP, concluiu a Residência em Clinica Geral em 1988 e especialização em Endodontia em 1991.
Concluiu seu período como servidor público em 2020 e desde 1992 é responsável pelo Núcleo Odontológico de Vanguarda.
Estudante Rosacruz oficialmente desde 1987, serviu nas Comissões de Recepção, Acolhimento, Consultoria de Estudos, Palestras, Práticas Rosacruzes e também na Equipe Ritualística, sempre na LSP.


MARÇO

Dia: 02/03/2024
Horário: 17 horas

Palestra URCI
A ARTE TONAL: O ROTEIRO MUSICAL INSERIDO NO DRAMA RITUALÍSTICO DO
ESOTERISMO DA AMORC

Sinopse: O trabalho de pesquisa tem como objetivo estudar os gêneros musicais adotados no contexto dos rituais da AMORC, para compreender o processo de seleção da trilha sonora, que compõe o ritual, contribuindo para a expansão do conhecimento no tocante ao uso da música, como recurso complementar de estimulação emocional e intuitiva.

Palestrante: Alexandre Ferreira de Godoi, FRC

Currículo: Formado em Contabilidade, bacharel em Turismo, com pós-graduação em Marketing, Gestão Administrativa e Comunicação Empresarial. Cursos complementares na Universidade de Riverside, na Califórnia (USA) e pela Universidade do Estado do Arizona (USA).
Possui experiência profissional como docente nas áreas de Marketing/vendas, Administração, Comunicação Empresarial, Contabilidade Geral, entre outras. Tem atuação profissional nas áreas de gestão de empresas e de pessoas, nos setores de contabilidade e financeiro. Também desenvolve trabalhos artísticos que envolvem música.
Membro da Ordem Rosacruz AMORC desde 2010. Membro do Núcleo São Paulo NSP-URCI desde 2016, tendo finalizado o trabalho de pesquisa “A ARTE TONAL: o roteiro musical inserido no drama ritualístico do esoterismo da AMORC”, tendo outro em andamento.